Mata ciliar

As matas ciliares são formações vegetais de ocorrência ao longo de cursos d’água e em locais sujeitos a inundações temporárias, fica próximo às margens dos rios, lagos, nascentes e servem como “filtro” que impede a contaminação e a entrada de poluentes para o meio aquático. A mata ciliar forma “corredores” que contribuem para a conservação da biodiversidade, fornece alimentos e abrigos para a fauna, proteção para as águas e para o solo, constituem também barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças da agricultura.

No Brasil são consideradas áreas de preservação permanente (APP), são protegidas pelas legislações estaduais e pelo código florestal brasileiro. O desmatamento de mata ciliar é considerado um crime ambiental.

Curiosidade: O nome mata ciliar tem origem no nome dos pequenos pelos (cílios) que ficam acima dos olhos humanos. Em nós os cílios tem a função de proteger os olhos, evitando a entrada de sujeira e suor. Com função parecida, as matas ciliares protegem os rios e lagos, principalmente, de erosões.

Autor do verbete:
Thais Pedroso

Fonte::
RODRIGUES, Ricardo Ribeiro. Matas Ciliares - conservação e recuperação. São Paulo: Edusp, 2009.